19 de setembro de 2024
POLÍTICAÚLTIMAS

Barra do Garças receberá mais 216 câmeras de videomonitoramento; assista

Barra do Garças vai reforçar a segurança pública no município com mais 216 câmeras modernas de videomonitoramento. A informação foi divulgada pelo prefeito Adilson Gonçalves (PSD) durante agenda em Cuiabá, na última semana.

Os equipamentos serão destinados por meio do programa Vigia Mais MT, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, com plataforma operacional dirigida.

“É uma ferramenta de extrema importância para todas as forças policiais. […] eu tenho certeza que iremos diminuir ainda mais o índice de criminalidade de Barra do Garças e aumentar a sensação de segurança”, disse o prefeito.

O delegado regional da Polícia Civil em Barra do Garças, Wilyney Santana Borges, parabenizou o governo do Estado pela parceria com as prefeituras municipais. Segundo ele, das 216 câmeras destinadas à Barra do Garças, 188 serão fixas e 14 do tipo OCR e 14 Speed Dome.

“Isso trará uma ferramenta importante de investigação para a Polícia Judiciária Civil na elucidação dos crimes. É muito mais fácil você uma ação delituosa com uma imagem do que, às vezes, apenas uma prova testemunhal”, explicou Wilyney.

Programa Vigia Mais MT

O Programa Vigia Mais MT foi criado no Estado de Mato Grosso no dia de 24 de maio de 2022, através da Lei nº 11.766, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida.

A iniciativa visa a cooperação técnica e operacional entre o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, na ampliação do sistema de videomonitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados, auxiliando o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais