19 de setembro de 2024
CIDADES

Briga entre vereadores de MT termina com xingamentos homofóbicos e boletim de ocorrência

O presidente da Câmara de Porto dos Gaúchos (650 km de Cuiabá), vereador Leandro Budke (MDB) denunciou o vereador Claudiomar Braun (PSDB) pelos crimes de injúria, perseguição e homofobia. O parlamentar registrou um boletim de ocorrências na Polícia Civil e solicitou ainda a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, na Comissão Ética da Casa de Leis para verificar a conduta de Claudiomar.

De acordo com a imprensa, foram citadas por Leandro, pelo menos três episódios de homofobia praticados contra ele. O primeiro ocorreu em 2021, em um aplicativo de mensagens. Claudiomar teria utilizado frases de cunho homofóbico para referir-se ao presidente da Câmara.

O segundo, em junho deste ano nos corredores da Câmara, quando Claudiomar, durante uma reunião para debater projetos de lei, teria proferido palavras de baixo calão a Leandro, como “o c* é seu, você dá para quem você quiser”.

A última no início deste mês, quando o vereador disse, na área externa do legislativo, que “odeia veado”.

A comissão foi aprovada com três votos favoráveis e três abstenções. Agora, a Casa de Leis tem 90 dias para apurar o caso e, depois, emitir o parecer final.

Por meio de um vídeo gravado em seu Instagram, Claudiomar se defendeu alegando que “nunca discriminou ninguém” e que Leandro “atira para todos os lados” para estar na mídia.

“Fui pego de surpresa nessa segunda-feira (17) com a abertura de uma CPI me acusando de homofobia. Eu nasci nessa cidade e não discrimino cor, raça ou sexualidade. O presidente Leandro Budke está atirando para todos os lados para estar na mídia. Espero que ele reconheça o que ele está fazendo, ele tem cortados meus minutos de fala, me acusa de ser ladrão. Tivemos uma discussão fora da Câmara onde discutimos […] Nós fomos eleitos para defender os interesses do município e estamos fugindo. Não é isso que o povo espera, espero que você mude esse jeito de conduzir a Câmara”, disse Claudiomar.