19 de setembro de 2024
NOTÍCIAS

Ciclista colide em onça pintada na serra azul em Barra do Garças

Foto ilustrativa

No último domingo (22), um ciclista profissional teve um encontro incomum enquanto treinava no Parque Serra Azul, logo pela manhã, por volta das 07h00. Enquanto seguia pela estrada de terra em direção ao Mirante do Cristo, o ciclista deparou-se com um felino, uma majestosa onça-pintada, que cruzou seu caminho e acabou colidindo com a roda dianteira da bicicleta.

A equipe do parque informou que esse felino está sendo monitorado desde 2020, ano provável de seu nascimento. Como é típico das onças-pintadas, durante o período de gestação, a fêmea se afasta do macho e busca áreas seguras, como o interior do Parque Serra Azul, para garantir a segurança tanto dela quanto das pessoas, uma vez que esses locais são restritos.

A fêmea escolheu uma área próxima à entrada principal do parque para adaptar sua cria e o jovem felino já está em rota de migração em direção ao interior do parque. No entanto, esse é um processo gradual, e a onça-pintada tende a explorar uma área considerável antes de sua migração definitiva.

É importante ressaltar que não há motivo para pânico, e a equipe do parque está tomando medidas para minimizar os riscos a cada dia. No entanto, algumas ações adicionais serão implementadas para evitar incidentes futuros e garantir a segurança dos visitantes, bem como dos animais que transitam pelo Parque Serra Azul.

Recomenda-se que a visitação seja feita em grupos, tanto para aqueles que fazem caminhadas quanto para os ciclistas, e é aconselhável evitar o horário anterior às 07h00, mesmo que o parque abra oficialmente às 06h00. A equipe do Parque Serra Azul continuará monitorando e tomando as precauções necessárias para garantir a coexistência segura de visitantes e animais.