19 de setembro de 2024
POLÍTICA

Justiça do Mato Grosso afasta prefeito de Cuiabá do cargo

Pinheiro ficará afastado por um total de seis meses, segundo informações divulgadas pelo Ministério Público do estado de Mato Grosso

O prefeito da cidade de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), foi afastado do seu cargo por uma decisão judicial proferida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) nesta segunda-feira, 4 de março.

Pinheiro ficará afastado por um total de seis meses, segundo informações divulgadas pelo Ministério Público do estado de Mato Grosso.

Durante esse período, o comando da prefeitura da capital de Mato Grosso será assumido pelo vice-prefeito, José Roberto Stopa (PV).

Em uma nota oficial divulgada, o TJ-MT afirmou que o afastamento de Pinheiro ocorreu por uma “acusação de organização criminosa”. No entanto, não foram fornecidos detalhes adicionais sobre a acusação.

Decisão monocrática e segredo de justiça

A decisão pelo afastamento do prefeito foi tomada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva e está sob sigilo judicial. A confirmação oficial da decisão foi feita pelo próprio Tribunal de Justiça de Mato Grosso nesta segunda.

Já a defesa do prefeito de Cuiabá confirmou que Pinheiro já foi notificado sobre a decisão judicial, no horário local de 16h30 (17h30 no horário de Brasília). O advogado de Pinheiro, Francisco Anis Faiad, relatou que ainda não tinha conhecimento do conteúdo integral do processo.

Possibilidade de recurso

De acordo com informações do TJ-MT, o prefeito tem um prazo de 15 dias para entrar com um recurso contra a decisão de afastamento. Como a decisão foi monocrática, ou seja, tomada por um único juiz, existe a possibilidade de que ela seja flexibilizada ou até revogada.

Por: Chocolate News/ O Antagonista