20 de setembro de 2024
Justiça

TRE multa ex-prefeito de Barra do Garças por pedir votos em entrevista

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) manteve uma multa de R$ 10 mil contra o ex-prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias (PL), pré-candidato para voltar a comandar o município. A penalidade foi imposta em razão de uma entrevista concedida pelo político a uma emissora local em março deste ano, onde ele “pediu votos”.

Os membros da corte seguiram por unanimidade o voto da desembargadora, e vice-presidente do tribunal, Serly Marcondes Alves, relatora de um recurso de Roberto Farias contra a aplicação da multa. A sessão de julgamento que manteve a multa ocorreu em 27 de junho de 2024.

Nos autos, o ex-prefeito apelou à “liberdade de expressão” para criticar a atual gestão em Barra do Garças em sua entrevista. A desembargadora Serly Marcondes Alves, por sua vez, esclareceu que Roberto Farias foi “além” da mera crítica.

“O uso de expressões acima destacadas, como ‘vamos fazer juntos’, ‘juntos somos mais fortes’ e ‘mudança para melhor’ evidenciam o nítido intuito do entrevistado, em promover sua candidatura ao pleito vindouro, utilizando-se enfaticamente de palavras e expressões que visam angariar votos junto ao eleitorado”, analisou a vice-presidente.

A entrevista chegou a ser publicada no YouTube, porém, o vídeo foi removido da plataforma. Roberto Farias foi envolvido em “diversas polêmicas” enquanto gestor de Barra do Garças na década de 2010, como aluguéis pagos para escolas que “nunca funcionaram”, a contratação de “servidores fantasmas” e até “doações” de terrenos públicos para aliados.

Por: Folha Max