20 de setembro de 2024
ÚLTIMAS

Secretaria Estadual de Saúde de MT esclarece que não houve interdição de UTI em Barra do Garças

Fachada do hospital municipal de Barra do Garças

Na manhã desta segunda-feira(29) o site CHOCOLATE NEWS teve acesso ao posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde(SES-MT), em relação à UTI do hospital Milton Pessoa Morbeck em Barra do Garças.

Nota:

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que não houve a interdição da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Barra do Garças, mas sim a suspensão temporária do recebimento de novos pacientes. A medida é necessária para que a unidade realize o protocolo de prevenção à microbactérias, por meio de desinfecção.

A suspensão deve ser mantida até a alta do último paciente internado e a desinfecção do local só poderá ocorrer após o esvaziamento total da unidade. A UTI poderá receber novos pacientes após a desinfecção.

Os pacientes da região serão atendidos e regulados para outras UTIs ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso”.

O CASO

Após identificar a presença de uma bactéria multirresistente, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) interditou, por tempo indeterminado, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, em Barra do Garças, nessa sexta-feira (26).

UTI interditada

Após a identificação da bactéria, a Vigilância Sanitária e a SES foram notificadas pela Secretaria de Saúde de Barra do Garças para que realizassem uma vistoria no local.

Segundo a Prefeitura da cidade, a UTI adulto tipo II do hospital já está passando por protocolo padrão de desinfecção e, por esse motivo, não receberá novos pacientes por um período de até 15 dias.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a situação da bactéria multirresistente é comum em ambientes hospitalares, já tendo ocorrido em anos anteriores e, por isso, nenhum pânico deve ser gerado entre os cidadãos.

Pacientes internados

Os pacientes que estavam internados na UTI continuarão recebendo tratamento, como explica o poder público da cidade.

Já os outros pacientes, que precisarem de internação na UTI, deverão ser transferidos para outras cidades ou atendidos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Barra do Garças, que possui nove leitos de semi-intensiva com os mesmos equipamentos disponibilizados no Hospital Municipal.

A UTI de Barra do Garças é a única da rede pública de Mato Grosso com o selo “Top Performers”, reconhecido pelo levantamento da Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), que avalia o desempenho de alta performance e a segurança dos pacientes.

A Prefeitura reforça, ainda, que o Hospital Municipal recebeu diversos investimentos para melhorias na qualidade de atendimentos. No ano passado, a unidade obteve um investimento de R$ 1 milhão para melhorias emergenciais e a previsão é de que mais R$ 6 milhões devam ser investidos em reforma e ampliação do local.