29 de abril de 2024
POLÍTICA

Câmara de Barra do Garças retoma sessões após reforma de plenário

A Câmara de vereadores de Barra do Garças retomou as sessões presenciais na noite de ontem, segunda-feira(22), após reforma do plenário Vereador Dercey Gomes da Silva que teve início em dezembro do ano passado com o intuito de melhorar a estrutura ocupada por seus vereadores.

O presidente da Câmara, Gabriel Pereira Lopes – Zé Gota (PSDB), falou sobre as melhorias: “Após cinco meses sem sessão presencial, hoje reinauguramos o plenário Vereador Dercey Gomes da Silva. Essa é a primeira reforma que realizamos em 19 anos. Estamos entregando a população de Barra do Garças um espaço climatizado, sistema de som digital, painel, novo mobiliário, nova iluminação, equipamentos de ponta e um telhado completamente reparado”.

A sessão de reinauguração contou com a presença do presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Barra do Garças (OAB), advogado André Bernardes, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Leonardo da Mota, major PM Elton John, representante da Polícia Militar e dos vereadores por Aragarças (GO), Maria Rosa e Darci Barros.

Os parlamentares discutiram também a Lei Complementar 13/23, que dispõe sobre o Código de Obras, indexando dois incisos, que passam a vigorar com a seguinte redação: “IV: Área Para Paragem de veículos sendo no mínimo 01 (Uma) vaga por apartamento com medidas mínimas 2,30m X 5,50m; V: Para Edifícios ou conjuntos com mais de 5 (cinco) unidades habitacionais área de recreação proporcional ao número de compartimentos habitáveis. No caso das quitinetes, uma emenda do vereador Jaime Rodrigues foi aprovada possibilitando a construção de garagem coletiva”.

No retorno ao plenário, os vereadores aprovaram oito projetos de Lei, entre eles, o projeto de Resolução 14/23, de autoria do presidente da Casa, que cria o Programa Câmara nas Escolas – Oficina de Prática Legislativa. O objetivo da matéria é sensibilizar e orientar os estudantes das escolas públicas sobre o processo político e democrático do país e o trabalho desenvolvido pelo Legislativo municipal. Também foi aprovado a concessão de título de cidadania barra-garcense ao cantor e compositor Eudes Roberto. A proposição, de autoria do vereador Dr. Neto (PSB), reconhece os trabalhos do homenageado na divulgação de Barra do Garças por meio da música.

Dr. Neto apresentou ainda o projeto de Lei 29/23, que declara utilidade pública a Associação Recreativa Abalantes, que representa Barra do Garças nas festrilhas (festas juninas) realizadas em Mato Grosso. Outra entidade declarada como utilidade pública, foi a Associação Casa da Tia Sônia, localizada no bairro São João, proposta pelo Executivo Municipal.

Os vereadores discutiram 15 projetos de Leis, 12 indicações, quatro moções e uma emenda aditiva.

Fonte: Ascom/CBG)