27 de abril de 2024
CIDADES

Do ensino fundamental à universidade, Estações de Tratamento recebem alunos para aprenderem mais sobre saneamento básico

Alunos do 7º ano da Escola Estadual José Ângelo dos Santos e do 5º semestre de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) visitaram as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) no município. A iniciativa faz parte do programa Portas Abertas, do setor de Responsabilidade Social da Águas de Barra do Garças, que tem o objetivo de apresentar as unidades operacionais da concessionária para a população, e disponibiliza equipes para acompanhar e explicar aos grupos cada etapa do processo de tratamento de água e esgoto, com linguagem e materiais de acordo com cada faixa etária.

O analista de Responsabilidade Social da Águas de Barra do Garças, Hélio Silva, contou sobre a visita dos alunos do Ensino Fundamental. “Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto todas as etapas de funcionamento e os processos químicos necessários para o tratamento da água distribuída na cidade. Aproveitamos ainda para reforçar a necessidade da utilização adequada de nossos recursos hídricos”, pontuou.

A professora da escola estadual, Lilian Barretos Lellis, agradeceu a visita. “Agradeço a disponibilidade e cooperação da empresa para transmitir o conhecimento às crianças, abrindo as portas com esse valioso ensinamento para a juventude de hoje”, ressaltou. Os alunos também foram orientados sobre a preservação dos mananciais, o combate à poluição e como manter as caixas d’água limpas.

Aos universitários também foram repassadas informações sobre o cuidado ambiental e do bem imprescindível para a manutenção da vida, que é a água. O coordenador da Águas do Barra do Garças, Filipe Vieira, destacou que a visita é uma oportunidade para ver em prática o que se estuda em sala de aula. “Disseminar o conhecimento sobre saneamento é de suma importância para concessionária, pois podemos, por meio da visita, mostrar a transparência e a responsabilidade que temos em desenvolver um trabalho com qualidade, mantendo um rigoroso controle no processo de tratamento.

Como agendar

A Águas de Barra do Garças está de portas abertas para a comunidade estudantil, autoridades públicas e outros grupos que tiverem interesse em conhecer o sistema de tratamento de água e de esgoto no município. Para visitar a ETA é preciso ter acima de oito anos de idade. Já a visitação à ETE é voltada para pessoas acima de 12 anos. Para agendar basta protocolar um pedido na concessionária, em horário comercial, na Rua Amaro Leite, nº 288, Centro.

Canais de Atendimento

Em caso de dúvidas ou solicitação de serviços, a população pode entrar em contato com a Águas de Barra do Garças por meio dos seguintes canais: atendimento no 0800 647 6060 para ligações (24h por dia) e/ou mensagens de textos pelo WhatsApp (7h às 22h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados), além do aplicativo Águas App e os Serviços Online, que pode ser acessado no site www.aegeamt.com.br

Saiba mais sobre outras ações da Águas de Barra do Garças pelas redes sociais no Facebook:

https://www.facebook.com/aguasdebarradogarcasmt/ e Instagram @aegeamt.

Por: AEGEA