28 de abril de 2024
EVENTOS

100 anos de história: Familiares e amigos prestigiam evento em homenagem a Valdon Varjão

O evento foi realizado na última sexta-feira (15), no Centro Cultural Valdon Varjão, e reuniu mais de 150 pessoas

Na última sexta-feira (15), o Centro Cultural Valdon Varjão reuniu mais de 150 pessoas para o evento “Memorial Valdon Varjão: 100 anos de história”. O evento foi promovido pela Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Cultura, em conjunto com os familiares e amigos de Valdon Varjão.

Com o objetivo de celebrar a vida e o legado de Valdon Varjão, a programação do evento contou com atrações musicais e exposições do acervo do homenageado, além de exibições audiovisuais em homenagem ao saudoso Valdon Varjão, com mensagens do homenageado, de pessoas ilustres, familiares, amigos e admiradores.

O prefeito Dr. Adilson Gonçalves prestigiou o evento e destacou a importância de homenagear figuras tão emblemáticas. “É muito importante que a gente fortaleça a memória daqueles que foram tão essenciais para a história de nossa cidade e, com essa homenagem ao grande Valdon Varjão, reforçamos o reconhecimento por todas as suas contribuições para nossa cidade e para o povo barra-garcense”, acrescentou.

Sobre Valdon Varjão

Natural de Cariús, interior do Ceará, Valdon Varjão nasceu em 15 de dezembro de 1923 e veio para o Centro-Oeste ainda menino. Foi historiador, escritor, músico, bacharel em Direito e também ingressou na carreira política, desempenhando mandatos como prefeito e vereador de Barra do Garças, deputado estadual e federal e senador da República.

Com mais de 25 livros publicados, Valdon Varjão registrou em suas obras diversas histórias de Barra do Garças e da região. Um grande admirador da história barra-garcense, Valdon Varjão ainda nos deixou de herança o Discoporto de Barra do Garças, localizado no Parque Estadual da Serra Azul. O local é conhecido mundialmente como o primeiro espaço do mundo destinado a receber Objetos Voadores Não Identificados (OVINI’s) e se consagrou como um dos maiores símbolos do misticismo barra-garcense e um dos principais destinos turísticos da cidade.

Valdon Varjão também fez diversas aparições em programas de TV, incluindo sua participação no programa de entrevistas de Jô Soares, da Rede Globo, onde contou sobre sua vida e compartilhou diversas histórias que fazem parte da formação cultural de Barra do Garças.