28 de abril de 2024
POLÍTICA

35 municípios de MT podem voltar a condição de distrito, avalia Conselheiro do TCE

Ao menos 35 dos 141 municípios de Mato Grosso podem voltar a condição de distrito por falta de arrecadação. A informação foi dada pelo conselheiro e recém-eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo Almeida.

Sérgio Ricardo, que estará a frente do TCE durante o biênio 2024-2025, explicou que esses 35 exemplos de Mato Grosso não conseguem “caminhar com as próprias pernas”.

Ainda segundo o conselheiro, a maioria das cidades de Mato Grosso se mantêm com os repasses de recursos.

“Sabemos que tem 1500 municípios no Brasil que podem acabar, porque não têm condições de caminhar com as próprias pernas. Em Mato Grosso, tem 35 municípios que podem voltar a virar distritos, porque não conseguem caminhar com as próprias pernas. É um ou outro município de Mato Grosso que consegue sobreviver com a própria arrecadação. A grande maioria vive de repasses estaduais e federais”, disse Sérgio Ricardo à imprensa.

O presidente do TCE também teceu uma avaliação do cenário de desigualdade entre as cidades, dizendo que Mato Grosso é um estado rico, mas com muita gente pobre.

“Mato Grosso é um estado com muitas desigualdades. Nós temos 141 municípios hoje e temos muitas desigualdades, com cidades riquíssimas e outras muito pobres. Temos praticamente 900 mil pessoas, mais de 23% da população do estado, inscritas em programas do governo, como Bolsa Família. Somos um estado rico, mas temos muita gente muito pobre em Mato Grosso”, asseverou Sérgio.

Por: Notícia Exata