28 de abril de 2024
POLÍTICASAÚDE

Defensoria Pública compartilha publicação de Virginia Mendes sobre dispositivo de controle de glicemia e esclarece acesso pelo SUS. (VEJA VÍDEO)

A primeira-dama de MT, Virginia Mendes, compartilhou em seu perfil no Instagram uma publicação sobre o dispositivo que ela utiliza para auxiliar no controle da glicemia. Por ser diabética, Virginia Mendes requer alguns cuidados, e uma das orientações médicas foi o uso do dispositivo implantado em seu braço.

Na publicação, ela contou aos seus seguidores que, após enfrentar o câncer de pâncreas, teve que retirar parte do órgão. “Algumas pessoas sempre perguntam por que uso esse dispositivo. Depois que retirei 60% do meu pâncreas e desenvolvi diabetes, antes disso, eu era apenas pré-diabética”, explicou.

Alguns seguidores perguntaram se o dispositivo é oferecido pelo Sistema Único de Saúde. Em uma das respostas, ela esclareceu: “O SUS oferece assistência para quem precisa. Para adquirir o dispositivo, é preciso do laudo médico detalhado. Caso não seja atendido na Unidade de Saúde, existem outras opções”.

O defensor público Alberto Macedo, através de uma publicação no Instagram da Defensoria Pública, compartilhou o vídeo da primeira-dama Virginia Mendes e esclareceu à população como a entidade pode auxiliar nos processos de aquisição do dispositivo via judicial.

“O usuário do sistema de saúde que seja diabético e precise do aparelho para controlar a glicemia pode procurar a Defensoria munido de laudo médico com indicação para esse aparelho, que a defensoria irá ajuizar uma ação junto ao poder judiciário solicitando que seja disponibilizado para o assistido da defensoria o tão sonhado aparelho que regula a glicemia”, orientou. Veja Vídeo: