28 de abril de 2024
ESPORTES

Medalha em campeonato internacional mostra potência do atletismo em Barra do Garças

O barra-garcense Jânio Marcos Varjão conquistou medalha de bronze para o Brasil, durante o 5º Campeonato Pan-americano de Cross Country de La Liberdad, em El Salvador, no último sábado (24). Ele ultrapassou a linha de chegada da prova de 10 km adulto com tempo de 29:44, levando a equipe brasileira ao pódio da competição.

Jânio compôs a equipe da Seleção Brasileira de Atletismo com outros 20 atletas, entre eles o também barra-garcense João Pedro Alves. Ambos treinam com a Barra do Garças Associação de Atletismo e são atletas do Projeto Olimpus MT, programa do governo do estado para apoiar os atletas, paratletas e seus técnicos.

Além do bronze conquistado por Jânio, a seleção brasileira obteve mais três medalhas, sendo outra de bronze e duas de prata. O atleta João Pedro ficou em 20º lugar (30:17) nos 8 km, na categoria sub-20.

Os atletas de Barra do Garças são reconhecidos nacional e mundialmente pelo seu desempenho em competições junto à seleção brasileira. Isso se deve ao importante trabalho social que a Barra do Garças Associação de Atletismo cumpre na região, dando suporte a jovens e proporcionando a possibilidade de uma carreira promissora no esporte.

A Prefeitura de Barra do Garças tem contribuído com o incentivo ao esporte no município, promovendo eventos e oferecendo estrutura física para as práticas esportivas, como as melhorias no campo Geraldão no bairro Vila Maria e as reformas em escolas com quadra esportiva.

No final de 2022, foi entregue a revitalização da Vila Olímpica, espaço usado diariamente por atletas e esportistas amadores, que não recebia uma reforma há 17 anos. A construção de uma nova pista que proporcionasse segurança no treinamento dos profissionais do atletismo era urgente.

No último janeiro, a Prefeitura também apoiou os atletas e paratletas de jiu-jitsu. Por meio de uma emenda impositiva, indicada pelo vereador Ronair Nunes, a equipe barra-garcense conseguiu participar do campeonato de Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP), em São Paulo, e trazer 14 medalhas para o município.

O projeto “Mais Esporte, Mais Educação” é outra iniciativa da gestão municipal para resgatar crianças e adolescentes, incentivando a prática esportiva. Realizado por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o trabalho cria polos de Escolinhas de Iniciação Esportiva, oferecendo as modalidades de atletismo, basquete, futsal, futebol, handebol, vôlei e tênis, em diversos bairros da cidade.