27 de abril de 2024
POLÍTICA

Ministros assinam ordem de serviço para pavimentar a BR-158 na próxima terça (26), em Porto Alegre do Norte

O evento no Vale do Araguaia será prestigiado pelo governador Mauro Mendes, prefeitos da região, vereadores, deputados, entre outras autoridades de MT.

Os ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Renan Filho (Transportes) assinam, na próxima terça-feira (26), a ordem de serviço para iniciar as obras de asfaltamento de um trecho de 120 km da BR-158. A solenidade será realizada em Porto Alegre do Norte (MT).

A obra da BR-158, que esteve no centro de um embate entre Fávaro, o governador Mauro Mendes (União Brasil) e a bancada federal, obteve a licença do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) de setembro. O asfalto fará o contorno da reserva indígena Maraiwatsede, na região do Araguaia.

A obra foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e considerada uma das mais importantes obras de infraestrutura de Mato Grosso.

No entanto, Fávaro acusou o governador de tentar realocar recursos da BR-158 para a construção de um Rodoanel em Cuiabá, devido ao imbróglio que travava a pavimentação. Mauro Mendes, porém, negou a tentativa realocação do montante milionário e chamou o ministro da Agricultura e Pecuária de mentiroso.

O local da obra tem um trânsito diário de cerca 2 mil veículos, incluindo caminhões que fazem escoamento de produção local e abastecimento às cidades da região.

As obras foram divididas em dois lotes, cortando os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista. O lote A é de 93,99 km, e está orçado em R$ 179 milhões. O lote B, de 101 km, tem orçamento previsto de R$ 249 milhões.

Assinatura

A assinatura para o início da obra desse contorno pelos dois ministros dever ocorrer em solenidade aberta ao público, no Parque de Exposição de Porto Alegre do Norte. O evento será prestigiado pelo governador Mauro Mendes, prefeitos da região, vereadores, deputados, entre outras autoridades.

As obras de pavimentação devem acabar com os atoleiros que prejudicam a escoação da produção agrícola mato-grossense. Os lotes foram licitados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Por: Chocolate News/ RD NEWS